Dá para viver sem compliance?

INTRODUÇÃO

Compliance é a adoção de procedimentos internos por meio de um programa cuidadosamente estruturado e que tem como objetivo fazer com que a organização esteja em conformidade com leis, normas e regulamentos vigentes, inclusive regulamentos internos.

Assim, a adoção de políticas organizacionais voltadas para a detecção e mitigação dos riscos inerentes à atividade empresarial desenvolvida, sobretudo no que se refere à relação com clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, investidores etc. é o principal objetivo de um programa de compliance.

PRINCIPAIS TIPOS DE COMPLIANCE

  • Empresarial;

  • Trabalhista;

  • Tributário;

  • Financeiro;

  • Ambiental;

  • Criminal;

  • Responsabilidade social.

DÁ PARA VIVER SEM COMPLIANCE?

A resposta é não! O compliance é um caminho sem volta, e já é um diferencial competitivo!

O compliance garante maior qualidade na atividade empresarial e economia de recursos, afinal evita gastos com multas, punições e cobranças judiciais. Ele é ainda um agente de fortalecimento da marca no mercado quando comprova a seriedade e a ética da organização.

Se seu cliente e em muitos casos até seu fornecedor não tiver um programa de compliance aplicado aos seus negócios, sua empresa, mais cedo do que você pensa, será confrontada com esta necessidade.

Uma cadeia ética de fornecimento reduz os custos e melhora a relação comercial. E, nas empresas que possuem relação com a administração pública direta e indireta, o programa de compliance é uma questão de sobrevivência pois, sem este programa deixarão de participar de licitações.

FIQUE ATENTO

Conheceu maiores detalhes sobre o que é um programa de compliance empresarial e sua implementação conforme os tipos de compliance mais adequados para cada organização, tenha em mente que não há como falar em efetividade do programa de integridade sem investimento em comunicação.

A comunicação, é, portanto, um dos pontos mais relevantes para promover o engajamento dos colaboradores com os valores da organização, criando uma cultura de compliance e garantindo a mitigação dos riscos na prática, independentemente de aplicação de penalidades.

Entre em contato conosco
Precisa de ajuda?