INTRODUÇÃO
Uma holding imobiliária é uma empresa que possui participação em outras empresas do setor imobiliário, como incorporadoras, construtoras, imobiliárias, entre outras. Ela é responsável por gerenciar essas empresas e obter lucros através dos seus investimentos.
Tem como objetivo absorver os bens da pessoa física e remunerar seus acionistas (normalmente membros de uma mesma família) com os valores recebidos no aluguel desses imóveis.
A DÚVIDA: VALE A PENA ABRIR A HOLDING IMOBILIÁRIA, PARA FINS DE PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO?
Sim, em relação à sucessão facilita e muito, porque em vez de se inventariar todos os imóveis, vai se fazer um inventário das cotas da sociedade.
Mas é importante destacar que que a carga tributária do ITCMD nesse caso é sobre o patrimônio líquido.
Atualmente, a Secretaria da Fazenda tem solicitado que se indique quais os imóveis fazem parte do patrimônio desta holding imobiliária, e ela vai avaliar os imóveis. Essa é uma questão mais jurídica do tributária.
QUANTO CUSTA UMA HOLDING?
Agora que você sabe o que é uma holding, é importante compreender quanto custa abrir uma empresa desse tipo. Os valores podem variar a cada situação.
Entre as principais despesas, estão:
contratação de suporte jurídico;
contratação de contador;
obtenção de certidões e outros documentos;
registros e pagamentos de taxas.
CONCLUSÃO
Investir em uma holding imobiliária pode ser uma ótima maneira de diversificar sua carteira de investimentos e gerar renda passiva.
Empresário, em caso de dúvidas não deixe de procurar orientação do profissional qualificado.